2.JPG

A 14ª Competição Nacional Inglesa de debate,"Taça FLTRP", teve lugar em Pequim de 15 de Maio a 23 de Maio de 2010. Enquanto campeã da última “TAÇA FLTRP”, a Equipa de Debate em Inglês da Universidade de Macau (UMEDT), liderada pelo membro sénior da equipa, Wang Pei (que serviu de instrutor neste torneio) e o conselheiro, Raymond Lio, atingiu com sucesso as finais com o mais alta classificação por equipa. Na final a equipa ganhou o Primeiro Prémio de Excelência, e as duas oradoras, Nicole Ng Chi Mei e Flora Pan Zi Yang, ganharam o Prémio do Melhor Orador!
A 14ª "TAÇA FLTRP" atraiu 128 universidades chinesas a Pequim. Os participantes incluíam equipas de universidades reputadas, tais como a Universidade de Pequim, a Universidade de Fudan, a Universidade de Tsinghua, a Universidade de Hong Kong, a City University de Hong Kong, etc.
Depois de oito voltas preliminares, a UMEDT obteve a mais alta pontuação por equipas. As duas oradoras da UM derrotaram em seguida com sucesso as equipas opostas nas Oitavas e nas Quartas de Final, o que valeu à UMEDT o Primeiro Prémio de Excelência. Além disso, as duas oradoras obtiveram o Prémio do Melhor Orador, com a mais alta classificação individual de entre todos os oradores.
Depois da competição, a UMEDT teve a oportunidade de mostrar o vídeo de promoção a todas as equipas de debate da competição, isto a fim de promover o “Open da Ásia do Nordeste 2010 (NEAO)” e o “2º Campeonato de Debate da Ásia Unida (UADC)” que irão ter lugar na Universidade de Macau num futuro próximo. Através da organização de competições internacionais de debate em inglês, a UMEDT visa promover o debate em inglês em Macau e dar a conhecer Macau a oradores de elite de todo o mundo.