Comissionado pela Direcção dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude (DSEDJ) do Governo da RAEM, um grupo de 10 estudantes e professores do Departamento de Português da Faculdade de Letras da Universidade de Macau (UM) visitou três escolas em Congjiang, da província de Guizhou, realizando cursos de português para estudantes da região montanhosa, com o objectivo de lhes estimular o interesse na língua e cultura portuguesas e alargar os conhecimentos linguísticos.
O projecto, que se baseia no Acordo-Quadro para o Alívio da Pobreza assinado entre o Governo da RAEM e o Gabinete de Ligação do Governo Popular Central em Macau, visa complementar os esforços da DSEDJ no apoio à educação em Congjiang. A equipa foi liderada pelo professor Zhang Jianbo e pelo professor Lu Chunhui, do Departamento de Português da UM, e composta por alunos de mestrado e doutoramento do mesmo departamento. Com a coordenação da Direcção de Educação, Ciência e Tecnologia de Congjiang, a equipa realizou cursos de língua portuguesa na Escola Primária de Dadai, na Escola Secundária Étnica e na Escola Técnico-Profissional, envolvendo a participação total de mais de 100 alunos.
Zhang Jianbo disse que a equipa concluiu com sucesso as suas tarefas de ensino com a cooperação das escolas e a organização da Direcção de Educação, Ciência e Tecnologia. Viram o entusiasmo dos estudantes na aprendizagem e reconheceram o efeito positivo da promoção da língua portuguesa no alargamento dos horizontes dos estudantes. Zhou Haitao, Director da Escola Secundária Étnica, disse que o curso não só ajudou os estudantes a aprender uma nova língua, como também inspirou os alunos e professores a pensarem em novos métodos de ensino e aprendizagem do inglês e de outras disciplinas. Yang Guangpan, Director da Direcção de Educação, Ciência e Tecnologia, recordou as medidas de apoio fornecidas por Macau a Congjiang, e expressou a sua sincera gratidão à DSEDJ do Governo da RAEM e aos professores e estudantes do Departamento de Português da UM pela sua contribuição.
A equipa encontrou alguns desafios nos primeiros dias de aulas devido à grande diferença das condições de aprendizagem e da capacidade dos estudantes de aceitarem línguas estrangeiras. A fim de alcançar os objectivos propostos, a equipa ajustou o currículo e métodos de ensino comunicando com os estudantes e professores locais, bem como preparação de aulas em grupo e discussões internas, encurtando assim o período de ajustamento. Para estimular o interesse dos estudantes em aprender e aumentar a sua curiosidade sobre a língua e cultura portuguesas, a equipa utilizou também canções, jogos e vídeos às aulas para melhor interagir com os estudantes, associando a aprendizagem da língua à experiência cultural.
Após três semanas de aulas, os alunos podiam cumprimentar-se em português, perguntar e responder a informações pessoais básicas, tais como nome e idade. A lição final foi uma cerimónia de encerramento com actividades em cada uma das três escolas. Os alunos da Escola Primária de Dadai reviram o que tinham aprendido durante as 3 semanas de aulas sob a forma de jogos e recordaram através de um vídeo os momentos maravilhosos passados, enquanto que os alunos da Escola Secundária Étnica e da Escola Técnico-Profissional apresentaram uma canção portuguesa que tinham acabado de aprender.
Source: Faculdade de Letras
Media Contact Information: