O Departamento de Português da Faculdade de Letras da Universidade de Macau (UM) realizou ontem (dia 15 de Novembro) o 16.º Concurso de Eloquência em Língua Portuguesa para estudantes universitários de Macau, que teve lugar no Auditório do Edifício Anthony Lau. Este concurso teve como objetivos promover o estudo da língua portuguesa, incentivar o interesse dos estudantes pela aprendizagem do português, bem como premiar os estudantes com o melhor desempenho.

No total, concorreram 11 estudantes, provenientes, além da Universidade de Macau, do Instituto Politécnico de Macau (IPM), da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau (MUST) e da Universidade de São José (USJ). Este evento atraiu dezenas de espectadores, e constituiu uma oportunidade para se ouvirem discursos (poéticos) em português.

Os participantes foram selecionados pelos seus professores para entrarem na fase final. Na primeira parte, os concorrentes apresentaram os seus discursos perante os espectadores e membros do júri, em torno do tópico “Uma grande caminhada começa com um pequeno passo”. Avaliado o desempenho de cada um, foram selecionados os 6 melhores candidatos que depois foram entrevistados pelos membros do júri, e dos quais saíram os 4 vencedores.

O júri foi constituído pelos seguintes elementos, por ordem alfabética, Dra. Clara Oliveira, Coordenadora do Centro de Língua Portuguesa do IPOR (Instituto Português do Oriente); Dr. José Rocha Diniz, Diretor do Jornal Tribuna de Macau (JTM); Dr. Manuel Machado, Presidente da Direção da Escola Portuguesa de Macau; Dra. Rosa Serrano, Jornalista da TDM (Teledifusão de Macau); Dr. Rui Simões, Vogal da direção da Casa de Portugal em Macau. Para o resultado ser mais objetivo e justo, as instituições dos candidatos foram mantidas anónimas durante todo o processo.

O Concurso de Eloquência em Língua Portuguesa é um evento anual organizado pelo Departamento de Português. Nesta edição, os primeiros três vencedores são da Universidade de Macau. Huang Rui (UM) ganhou o primeiro prémio, Gong Wen Cheng (UM) ganhou o segundo, Hu Tian Ran (UM) ganhou o terceiro e Ge Yi Chang do IPM ganhou o quarto. O Dr. Paulo Cunha Alves, Cônsul-Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, a Professora Doutora Jin Hong Gang, Diretora da Faculdade de Letras da Universidade de Macau, a Dra. Ana Paula Cleto, Coordenadora da Fundação Oriente, o Dr. José Rocha Diniz, Diretor do Jornal Tribuna de Macau (JTM) e a Professora Doutora Maria José Grosso, Coordenadora da Comissão Organizadora do Concurso de Eloquência, entregaram aos concorrentes certificados e prémios.

Os prémios foram patrocinados por: Fundação Macau (primeiro prémio), Jornal Tribuna de Macau (segundo prémio), Fundação Oriente (terceiro prémio) e Banco Nacional Ultramarino (quarto prémio); os Serviços de Turismo de Macau e os Correios de Macau ofereceram lembranças a todos os participantes.

Origem de notícias: Faculdade de Letras

Contacto com média:Departamento de Comunicação da Universidade de Macau

Albee Lei  Tel: (853) 88228004Kelvin U Tel: (853) 88224322E-mail: prs.media@um.edu.moPágina principal da Universidade de Macau: www.um.edu.mo