No âmbito da “Semana da Matemática a Nível Mundial”, promovida pela Universidade de Macau, o Prof. Yum-Tong Siu, matemático cujos méritos são mundialmente reconhecidos, deslocar-se-à dos Estados Unidos até ao Território a convite da organizadora, onde, além de apresentar uma palestra sobre o “mundo complexo” da geometria e das análises, receberá também um título honorífico da UM.

Sendo uma figura principal duma área matemática que se chama “Várias Variáveis Complexas”, o Prof. Siu é agora William Elwood Byerly Professor na Universidade de Harvard, na qual estava à frente do Departamento de Matemática durante 3 anos, tendo leccionado, anteriormente, nas Universidades Yale e Stanford. Além disso, tem desempenhado as funções de Professor Visitante em diversas universidades prestigiosas do mundo, como também assegurado os cargos de Editor de algumas revistas académicas de vanguarda, isso para não falar das importantes Organizações e Academias de que ele faz parte. Todos estes méritos conquistaram-lhe, naturalmente, numerosos louvores e honras, que marcaram a sua longa e brilhante carreira profissional. É de lembrar que Prof. Siu nasceu em Guangdong, mas instalou-se em Hong Kong e Macau desde muito pequeno, e recebeu a sua educação primária e secundária nestas terras.

A Cerimónia de Outorga do Título de Professor Honorário terá lugar no próximo dia 10 de Maio, pelas 15,00 horas, no Auditório STDM da Biblioteca Internacional da UM, seguido de uma palestra com o tema “The Complex World of Geometry and Analysis” , proferida pelo Prof. Siu, em inglês.

A Universidade de Macau tem o prazer de convidar todos os interessados para participarem neste evento. Para a reserva de lugares, pode-se contactar a Sra. Lam, do Departamento dos Assuntos Académico da UM, por via telefónica ao nº 3974807 ou por e-mail: alicelam@um.edu.mo.