Encerrou-se hoje, dia 19 de Setembro, o XXIV Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa – AULP, que decorreu em Macau durante os últimos três dias. A Universidade de Macau (UM) sucederá à Universidade Lúrio no cargo de presidência da AULP, tornando-se assim a primeira instituição de Macau a liderar a AULP.

Mais de 200 representantes da AULP, provenientes de 70 universidades no mundo, participaram na Assembleia Geral desta associação. Os participantes elogiaram a qualidade deste encontro, assim como os esforços envidados pelas instituições organizadoras – a UM, o Instituto Politécnico de Macau e o Instituto de Formação Turística. Foi aprovado, por unanimidade, que a UM será o próximo presidente da AULP, pelo período de três anos.

O actual presidente da AULP, Prof. Jorge Ferrão, afirmou que a UM, enquanto membro da comissão organizadora, acolheu cinco encontros da AULP: em 1998, 2003, 2006, 2010 e 2014. Além disso, desde 2005, no cargo de vice-presidente da AULP para a região Ásia-Pacífico, a instituição contribuiu consideravelmente para a Associação. Por isso, disse estar convicto de que a AULP, sob a liderança da UM, atingirá um novo patamar de desenvolvimento.

Foi decidido também que a Universidade Lúrio, a Universidade de Coimbra, a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Mandume Ya Ndemufayo assumirão a vice- presidência da AULP e que o XXV Encontro AULP terá lugar em meados de Julho do próximo ano, na Universidade de Cabo Verde, cidade de Praia, na República de Cabo Verde.

A AULP é uma organização internacional, constituída por 200 membros titulares, oriundos de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Timor-Leste e Macau, e por alguns membros associados, nomeadamente alguns departamentos de Português nos Estados Unidos, França e Itália. Macau tem 6 membros titulares: Universidade de Macau (UM), o Instituto Politécnico de Macau (IPM), o Instituto de Formação Turística (IFT), o Instituto Internacional de Macau (IIM), a Universidade de São José e a Universidade da Cidade de Macau.

Para mais informações, por favor contactar a Sra. Lei ou Sra. Fok pelo telefone (853) 8822 8004 ou pelo endereço electrónico prs.media@um.edu.mo ou visite o nosso site www.umac.mo.