The opening ceremony for the 24th annual meeting of the Association of Portuguese Speaking Universities (Associação das Universidades de Língua Portuguesa, AULP) was held on the University of Macau’s (UM) new campus today (17 September). Over 200 AULP members from Portuguese-speaking countries and regions attended the opening ceremony. Secretary for Social Affairs and Culture of Macao SAR Cheong U noted that the SAR government would continue to support the AULP and would continue to promote exchange and cooperation between Macao and Portuguese-speaking countries in various areas.

Este XXIV Encontro, a quinta edição realizada em Macau, organizada conjuntamente pelas três instituições locais de ensino superior público – a Universidade de Macau, o Instituto Politécnico de Macau e o Instituto de Formação Turística – tem alto patrocínio do Governo de Macau, materializado através do Secretariado para os Assuntos Sociais e Cultura, do Gabinete de Apoio ao Ensino Superior, da Fundação Macau e da Direcção dos Serviços de Turismo, contando também com o apoio do Consulado-Geral de Portugal em Macau.

Presidiram à Sessão Solene de Abertura o Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura da RAEM, Dr. Cheong U, o Presidente da AULP e Reitor da Universidade Lúrio, Prof. Doutor Jorge Ferrão, o Reitor da UM, Prof. Doutor Wei Zhao, o Presidente do Instituto Politécnico de Macau, Prof. Doutor Lei Heong Iok, Presidente do Instituto de Formação Turística, Prof.a Doutora Fanny Vong, Presidente da Fundação Macau, Doutor Wu Zhiliang, e a Directora da Direcção dos Serviços de Turismo, Dr.a Maria Helena Senna Fernandes.

O Secretário Cheong U salientou que Macau já organizou, com sucesso, quatro edições do Encontro da AULP, facto que demonstra o estreitamento e aprofundamento da boa cooperação, já existente, entre Macau e os países de língua portuguesa. O Governo da RAEM continuará a apoiar a AULP por forma a promover o intercâmbio e cooperação entre Macau e os países lusófonos, em diversas áreas. O mesmo responsável acredita que o encontro deste ano será benéfico para a promoção do turismo de todas as partes envolvidas.

O Reitor da UM, Prof. Doutor Wei Zhao, afirmou, no seu discurso, que a RAEM dispõe hoje de uma oferta de ensino universitário muito diversificada, fundada na experiência das jovens, mas já bem consolidadas, instituições de ensino superior, que servem a região e a zona circundante da China, para além de permitirem um intercâmbio internacional alargado. A abertura do primeiro ano lectivo da UM, no novo campus na ilha de Hengqin, marca o início de uma nova fase do ensino superior local, o qual assume uma nova dimensão, regional e internacional.

O Presidente da AULP, Prof. Doutor Jorge Ferrão, começou o seu discurso por agradecer as boas condições proporcionadas por Macau para a realização deste Encontro. O dirigente salientou que o Chinês, enquanto língua materna, é a língua mais falada do mundo e o Português tem mais de 250 milhões de falantes, sendo as duas línguas muito importantes nas relações políticas, económicas e culturais, assim como para o turismo. O Ministro da Educação e Ciência de Portugal, Prof. Nuno Crato e o Ministro da Ciência,  Tecnologia e Inovação do Brasil, Prof. Clélio Campolina Diniz, nas suas mensagens de vídeo, congratularam-se com a realização deste Encontro e fizeram votos de grande sucesso.

Este XXIV Encontro permite a realização de várias reuniões paralelas de alto nível, desde logo a Assembleia-Geral e o Conselho de Administração da AULP. Por outro lado, o programa da conferência académica tem como tema principal A Importância da Difusão das Línguas Portuguesa e Chinesa para a Colaboração Académica no Ensino Superior e Promoção do Turismo, o qual está organizado em 4 temas: As Redes de Ensino Superior; Português, uma Língua com Futuro?; Difusão da Língua e Promoções Turística e Comercial; e finalmente Da Internacionalização à Integração. O Encontro deste ano conta ainda com a presença de oradores convidados de renome, do espaço da Língua Portuguesa, nomeadamente, o Sr. Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde, Prof. António Correia e Silva, e o Sr. Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia de Angola, Prof. João Teta. Foram seleccionados 32 trabalhos para apresentação neste Encontro. Irá ser igualmente atribuído no final do encontro o Prémio Fernão Mendes Pinto, relativo às 3 últimas edições, de 2011, 2012 e 2013, o qual selecciona e premeia em cada ano as 3 melhores Teses de Doutoramento do Espaço da Língua Portuguesa.

A AULP é uma organização internacional, constituída por 200 membros titulares, oriundos de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Timor-Leste e Macau, e por alguns membros associados, nomeadamente departamentos de Português nos Estados Unidos, França e Itália. Macau tem 6 membros titulares: Universidade de Macau (UM), o Instituto Politécnico de Macau (IPM), o Instituto de Formação Turística (IFT), o Instituto Internacional de Macau (IIM), a Universidade de São José e a Universidade da Cidade de Macau.