O Ministro da Educação e Ciência de Portugal, Prof. Nuno Crato, visitou, no passado dia 14 de Abril, o novo campus da Universidade de Macau (UM). O Ministro português notou a estreita cooperação já existente entre a UM e universidades portuguesas e espera reforçar ainda mais a cooperação entre Macau e Portugal nas áreas da educação e da investigação científica no futuro.

O Ministro português, acompanhado pelo Cônsul-Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, Dr. Vítor Sereno, foi recebido pelo Reitor da UM, Prof. Wei Zhao e pelo Vice-Reitor (investigação científica), Prof. Rui Martins. Estavam presentes no encontro com o Ministro português igualmente docentes e estudantes falantes de português da Faculdade de Direito, do Departamento de Português da Faculdade de Letras, do Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia. O Reitor da UM apresentou o planeamento geral e os objectivos de desenvolvimento da instituição, destacando o novo modelo pedagógico e a implementação e progresso do sistema de colégios residenciais. Depois, o Vice-Reitor deu a conhecer o desenvolvimento do ensino de português na UM. Este responsável salientou que a UM possui o maior Departamento de Português na Ásia e mantém estreitas relações de cooperação com Portugal, enviando, anualmente, mais de 40 alunos para aprenderem português nas universidades de Lisboa, de Coimbra e do Minho, no âmbito de programas de intercâmbio. Além disso, a UM tem vindo a participar e organizar várias actividades com as universidades de língua portuguesa, nomeadamente os Encontros Anuais da AULP (Associação de Universidades de Língua Portuguesa), nos anos de 1998, 2003, 2006 e 2010, assim como o próximo XXIV Encontro Anual a realizar em Macau, nos dias 15 a 17 de Setembro de 2014. O Vice-Reitor afirmou também que o Departamento de Português tem vindo a realizar vários concursos de língua e poesia em português, assim como actividades de intercâmbio de língua portuguesa, em cooperação com a Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim e outras universidades asiáticas.

O Ministro congratulou-se com os resultados alcançados pela UM no ensino de português, esperando que a UM continue a desempenhar um papel positivo no futuro, na promoção da colaboração, já muito intensa, com instituições portuguesas de ensino superior.

O Prof. Nuno Crato também visitou os laboratórios da Faculdade de Ciências e Tecnologia no novo campus, em particular o Laboratório de Robótica, para se inteirar do desenvolvimento da investigação científica da instituição.

No fim da visita, o Reitor Wei Zhao ofereceu ao Ministro português um álbum comemorativo da inauguração do novo campus da UM, assim como um dos resultados de investigação mais importantes do Departamento de Português, o Dicionário Temático de Macau (DITEMA), uma colectânea de quatro volumes em língua portuguesa, desenvolvida entre os anos 1998 e 2012.

Should you have any inquiries about the press release, please feel free to contact Ms. Albee Lei and Ms. Kristy Fok at(853)8397 4323 or prs.media@um.edu.mo or visit UM webpage www.umac.mo.