Realizou-se hoje (5 de Novembro) a cerimónia de inauguração do novo campus da Universidade de Macau na Aula Magna da Universidade no novo campus. Assistiram a esta cerimónia cerca de 500 convidados, incluindo os responsáveis dos governos central, da província de Guangdong e da RAEM, personalidades da comunidade local e do estrangeiro, representantes dos professores, alunos e antigos alunos da UM, que testemunharam este momento histórico.

Presidiram a esta cerimónia o vice-primeiro-ministro do Conselho de Estado Wang Yang, o chefe do executivo da RAEM e chanceler da UM Chui Sai On, o vice-presidente do Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês Ho Hau Wah, o presidente do Conselho da Universidade Tse Chi Wai e reitor da UM Wei Zhao.

Depois da entrada dos convidados oficiais, o reitor anunciou a abertura da cerimónia. Acompanhado pelo Dr. Chui Sai On, o Dr. Wang Yang presidiu à cerimónia de descerramento da placa do novo campus, marcando assim uma nova era da UM.

O chefe do executivo recordou que, há 3 anos, com todo o apoio do governo central, foi decidido que a Ilha de Hengqin (Hengqin) seria o local para acolher o novo campus da UM. Hoje foi já construído um campus moderno com uma dimensão de 1,09 km2. Além disso, o governo da RAEM já começou a exercer jurisdição sobre esta área. Todo este processo, desde o respectivo planeamento, construção até à inauguração, demonstrou a alta importância e apoio atribuído pelo governo central ao desenvolvimento da educação em Macau, representando igualmente mais um resultado importante da estreita cooperação entre Macau e a província de Guangdong.

O chefe do executivo afirmou ainda que a construção do novo campus constitui uma das medidas estratégicas para promover a educação e formação. O governo central já deu um grande apoio a este projecto e ao desenvolvimento do ensino superior de Macau, através da definição de políticas favoráveis e do fornecimento de terrenos, entre outros recursos preciosos. O governo da RAEM vai aproveitar bem esta oportunidade histórica e as boas condições no novo campus para melhorar a educação em Macau e promover a sua qualidade assim como o nível da investigação científica. Vai sobretudo envidar o esforço para avançar o ensino superior local, formando mais quadros de excelência para o desenvolvimento da RAEM e de todo o país.

O presidente do Conselho da Universidade, por sua vez, realçou o facto de que com este novo campus, acabou-se a situação de uma universidade limitada pelo pequeno campus. Daqui em diante, com o apoio do governo e da comunidade, a UM vai continuar a empenhar o maior esforço para alcançar, o mais cedo possível, o objectivo de transformar a UM numa universidade de ponta a nível mundial, tal como esperado pelo antigo presidente da República Popular da China Hu Jintao.

O responsável expressou os profundos agradecimentos pela atenção e apoio prestado pelo governo central e pelas autoridades competentes a nível provincial, municipal e distrital. Agradeceu igualmente ao sector empresarial de Macau e Hong Kong e a todas as pessoas e entidades que fizeram doações para a UM e contribuíram de diversas formas para este projecto. Além disso, dirigiu as palavras de gratidão à equipa de projectistas liderada pelo Dr. He Jingtang, à empresa Nanyue e à sua equipa composta por dezenas de milhares de construtores que têm trabalhado com toda a diligência ao longo dos últimos três anos. O mesmo responsável prometeu ainda que a UM vai aproveitar bem esta oportunidade de desenvolvimento sem precedentes e retribuir o apoio recebido e o esforço envidado.

A representante dos estudantes Chan Ka Man falou no seu discurso de um período de mudanças sem precedentes para a RAEM e a UM, afirmando ainda que os estudantes vão fazer o melhor esforço para contribuir para este processo de evolução, tendo como objectivos tornar a UM numa universidade de ponta a nível mundial e construir um melhor futuro para Macau e um país mais próspero. Também observou que com o novo campus em funcionamento, os estudantes poderão estudar num ambiente mais aprazível com melhores instalações e equipamentos. Por isso apresentou, em nome dos seus colegas, sinceros agradecimentos pelo apoio concedido pelo governo central e pelo governo da RAEM.

Finda a cerimónia, com acompanhamento da orquestra e do coro da UM, os convidados cantaram o hino da Universidade. Posteriormente, durante a visita aos colégios residenciais, o vice-primeiro-ministro Wang Yang elogiou o bom ambiente do novo campus e conversou com os alunos sobre a sua vida e estudos.

Para mais informações, por favor contactar a Sra. Lei ou Sra. Fok pelo telefone (853) 8397 4325 ou pelo endereço electrónico prs.media@um.edu.mo ou visite o nosso site www.umac.mo.