No início do novo ano lectivo, a Universidade de Macau (UM), recrutou 53 novos académicos reputados internacionalmente, alguns dos quais também exercem cargos de gestão, designadamente o Prof. Doutor Wei Ge (chair professor), o Prof. Doutor Kevin Thompson, a Prof.ª Doutora Chung Ling, o Prof. Doutor Spencer A. Benson e o Doutor Chan Ping Cheung Patrick.

O Prof. Wei Ge, vindo de Hong Kong, é o novo responsável da Faculdade de Ciências de Saúde da UM. O Prof. Ge tem especialização em biologia reprodutiva e tem vindo a liderar a investigação mundial em endocrinologia molecular reprodutiva. Além disso, tem extensa experiência no ensino e na administração universitária. A UM aposta no Prof. Ge para criar sólidos alicerces desta nova faculdade e assegurar o bom funcionamento da mesma.

O Prof. Kevin Thompson é director de um dos Colégios Residenciais da UM. Um músico britânico (trompetista, compositor e maestro) internacionalmente conhecido, o Prof. Thompson alcançou grandes êxitos não só na promoção do desenvolvimento das artes, do intercâmbio cultural e das indústrias criativas, como também na gestão de conservatórios musicais. Antes de ingressar na UM, foi director da Hong Kong Academy for Performing Arts, presidente da Royal West of England Academy, director do Dartington College of Arts Ltd e director-fundador da Birmingham School of Music. É membro do Royal College of Music e da Royal Society of Edinburgh. O Prof. Thompson irá com certeza promover intercâmbio entre o Colégio Residencial e escolas de música do mundo, providenciando aos alunos da UM oportunidades de contacto com diversas modalidades artísticas.

A Prof.ª Chung Ling, natural de Taiwan, é outra directora de um dos Colégios Residenciais da UM. A Prof.ª Chung é uma reputada académica na área dos estudos da literatura moderna e contemporânea e dos estudos comparados da literatura oriental e ocidental, assim como uma conhecida romancista e poetisa. Além disso, exerceu, durante 20 anos, cargos de direcção em universidades de renome nos EUA e em Taiwan. Recentemente, nos últimos nove anos, foi directora e professora catedrática de mérito (chair professor) da Faculdade de Letras da Universidade Baptista de Hong Kong e vice-presidente associada da mesma instituição, antes de se tornar emeritus professor daquela universidade. A UM acredita que a Prof.ª Chung irá promover a educação holística e o conhecimento literário e cultural dos alunos.

O Prof. Spencer A. Benson, vindo dos EUA, é o novo director do Centro para a Melhoria do Ensino e da Aprendizagem da UM. Durante mais de 30 anos de actividade na investigação em Biologia, na administração académica e na inovação de metodologias pedagógicas, o Prof. Benson obteve reconhecimento internacional pelos notáveis êxitos alcançados nas respectivas áreas. Antes de integrar a UM, foi director do Centro para Excelência do Ensino da Universidade de Maryland nos EUA, onde foi também professor associado de Biologia Celular e Genética Molecular da Faculdade de Ciência de Computadores, Matemática e Ciências Naturais e professor associado visitante do Departamento de Currículo e Ensino da Faculdade de Ciências da Educação. Espera-se que o novo responsável possa ajudar a elevar a qualidade de ensino e aprendizagem da UM a um novo patamar.

Oriundo de Hong Kong, o Doutor Chan Ping Cheung Patrick é o novo responsável pelos assuntos desportivos da UM. Ao longo dos últimos 30 anos, o Doutor Chan tem trabalhado em diversas instituições de ensino superior nas áreas da Educação Física e em lugares de administração desportiva, incluindo o cargo de chefe da Secção da Educação Física do Gabinete de Assuntos dos Estudantes da Universidade Politécnica de Hong Kong, tendo desempenhado um papel importante no sector desportivo de Hong Kong. O Doutor Chan vai dedicar-se à promoção das actividades desportivas da UM.

Para mais informações, por favor contactar a Sra. Lei ou Sra. Fok pelo telefone (853) 8397 4325 ou pelo endereço electrónico prs.media@um.edu.mo ou visite o nosso site www.umac.mo.