O Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Dr. Cheong U, convocou mais uma reunião interdepartamental, realizada no passado dia 17 de Julho, para discutir, com os representantes de diversos departamentos governamentais, o ponto de situação da construção do novo campus da Universidade de Macau (UM), na Ilha de Hengqin, e os assuntos relacionados com a sua entrega a esta instituição.

As obras do novo campus já se encontram quase concluídas e neste momento estão a decorrer os ensaios do sistema eléctrico e mecânico, assim como as obras de melhoramento e reparação.

No que diz respeito à inspecção de segurança contra incêndio, a primeira vistoria do túnel subfluvial está prevista para a segunda metade de Julho e a inspecção dos edifícios será realizada em diferentes fases. Por outra via, o pavimento com betume, nas principais vias do campus, quer públicas quer privadas, já está concluído.

Tendo em conta o avanço da inspecção das obras de construção, a UM ajustou, em consonância, o seu plano de transferência. De acordo com o plano mais actualizado, em observância do princípio de “transferência gradual”, a partir de meados de Agosto, uma parte de alunos irá mudar-se, em diferentes etapas, para as residências no novo campus. No novo semestre, que começará em meados de Setembro, um pequeno número de cursos transitará para o novo campus, sendo, simultaneamente, transferidas algumas unidades de apoio académico e administrativas. Assim, o novo campus, depois de ser entregue à UM, será posto em funcionamento em diferentes fases.

O Dr. Cheong U afirmou que, após a primeira reunião interdepartamental, realizada no dia 26 de Abril do corrente ano, todos os trabalhos têm vindo a avançar de forma organizada. A construção foi acelerada com o empenhamento do Gabinete para o Desenvolvimento de Infra-estrutura (GDI) e do Grupo Guangdong Nam Yue, construtora encarregue da execução do projecto do novo campus da UM. Estas duas entidades estão a acertar os trabalhos relativos ao ensaio de diversos equipamentos e à inspecção de segurança contra incêndio. Por outro lado, os outros departamentos competentes estão a colaborar activamente, no âmbito do futuro o exercício da jurisdição pelo Governo da RAEM no novo campus.

Agradecendo às entidades envolvidas neste projecto, pelo seu grande apoio e contributo, o Secretário afirmou ainda que a construção do novo campus da UM é um assunto importante, que tem vindo a receber grande atenção, tanto do Governo da RAEM como da população local. Espera que, quando entregue o campus e implementada a jurisdição de Macau, todos os departamentos competentes possam reforçar a sua boa cooperação e trabalharem conjunto, em ordem a garantir o bom funcionamento do novo campus, e oferecer melhores condições para a educação dos jovens de Macau.

Durante a reunião, os representantes do GDI revelaram o ponto em que se encontra a construção e as inspecções, em curso, dos edifícios e a UM fez uma apresentação sobre o seu plano de transferência actualizado. Os participantes trocaram opiniões sobre diversos assuntos que necessitam de acompanhamento, após a entrega do campus à UM.

Estavam presentes assessores do Gabinete do Chefe do Executivo, do Gabinete do Secretário para a Economia e Finanças, do Gabinete do Secretário para a Segurança,  do Gabinete do Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, do Gabinete do Secretário para os Transportes e Obras Públicas, assim como representantes dos Serviços de Alfândega, do Gabinete de Comunicação Social, representantes de outros serviços e os responsáveis da UM. Participaram nesta reunião também dois representantes da construtora.