Realizou-se, no dia 6 de Maio, a reunião conjunta da Assembleia e do Conselho da Universidade de Macau (UM) do ano lectivo de 2012/2013, que foi presidida pelo Chefe do Executivo da RAEM e Chanceler da UM, Chui Sai On. Nesta reunião estiveram presentes o Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Cheong U, o chefe do Gabinete do Chefe do Executivo, Tam Chon Weng, representantes da comunidade local, dirigentes da universidade, assim como os representantes dos antigos e actuais alunos da instituição.

Passados três anos de intenso trabalho, a construção do novo campus já se encontra na fase final, revelou o Chefe do Executivo. Com a transferência gradual da instituição prevista para este ano, a universidade deverá aproveitar as melhores condições no novo campus para se empenhar na construção de uma universidade de excelência, a nível mundial, com características especiais, formando assim mais quadros qualificados para o território e para o País. Ao mesmo tempo, o Governo da RAEM continuará a aumentar o investimento na educação e prestar atenção ao desenvolvimento da UM, prometeu o Chefe do Executivo, que espera que a UM possa contribuir ainda mais para a elevação da competitividade de Macau como centro internacional de lazer e turismo e plataforma para o comércio entre a China e os países lusófonos.

O Chefe do Executivo anunciou a renovação do mandato do reitor Wei Zhao, pelo período de cinco anos, com base na proposta do Conselho da Universidade. Além disso, o Conselho da Universidade aceitou a proposta do reitor para a renovação dos mandatos dos vice-reitores Ho Shun Man Simon, Rui Martins e Lai Iat Long, pelo período de cinco anos. O Chefe do Executivo espera que estes responsáveis da universidade, bem com Haydn Hai-dung Chen, vice-reitor para a área dos assuntos dos estudantes, que tomou posse no ano transacto, continuem a envidar esforços para manter o estável desenvolvimento da instituição e alcançar as expectativas de Macau e do País.

Durante a reunião, o reitor Wei Zhao apresentou o ponto de situação e as estratégias do desenvolvimento da UM, que incluem a implementação do novo modelo pedagógico, o aperfeiçoamento das disciplinas académicas, o recrutamento de docentes de topo e a melhoria da gestão da universidade. Afirmou ainda que a UM, sendo uma universidade pertencente a Macau, tem como tarefa principal formar quadros locais. Neste âmbito, entre outras medidas, a UM está a remodelar os cursos de mestrado para formar quadros com conhecimento e competências profissionais adequadas à satisfação das necessidades de Macau, sendo a maioria das vagas de admissão reservada aos estudantes locais.

O mesmo responsável salientou ainda que, no cumprimento do princípio de “servir a sociedade de Macau”, a UM partilhará, para além das informações sobre o ensino superior, vários recursos do novo campus com a comunidade e com a população local, nomeadamente as instalações desportivas e culturais, a biblioteca e os equipamentos dos laboratórios. O reitor espera que a UM possa obter maiores êxitos e honras a nível nacional e internacional em representação de Macau.

O presidente da Comissão do Desenvolvimento do Campus e segundo vice-presidente do Conselho da Universidade, Lam Kam Seng Peter e o vice-reitor da UM, Lai Iat Long fizeram apresentações sobre a construção do novo campus e o progresso da revisão dos Estatutos da UM, respectivamente.

Na reunião estiveram presentes o presidente da Assembleia da Universidade, Chui Sai On e outros membros da Assembleia e do Conselho da Universidade: Tse Chi Wai, Lei Pui Lam, Lam Kam Seng Peter, Wong Chong Fat, Ng Fok, Vitor Ng, Siu Yin Wai, Maria Edith da Silva, Ma Iao Lai, Susana Chou, Leong Vai Tac, Ho Iat Seng, Jorge Neto Valente, Cheng kar Shing, D. José Lai, Kong Tat Choi, Anabela Fátima Xavier Sales, Tong Chi Kin, Kou Kam Fai, Au Chong Kit, Leong Heng Teng, Vong Hin Fai, Yeung Tsun Man Eric, Huen Wing Ming Patrick, Sou Chio Fai, Leong Lai, Ung Chi Keong, Wei Zhao, Ho Shun Man Simon, Rui Martins, Haydn Hai-dung Chen, Lai Iat Long, Hao Yufan, Lai Neng Rose, Ao Peng Kong, Kot Man Kam, Xu Ming, Chan Ka Man. Assistiram ainda à reunião o Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Cheong U; o chefe do Gabinete do Chefe do Executivo, Tam Chon Weng e a chefe substituta do Gabinete do Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Maria Leong Madalena.