1 (2).jpg
UM vai acolher uma Série de Palestras de Doutores honoris causa que integram a Série de Palestras do 30º. aniversário da UM

No dia 4 de Novembro a Universidade de Macau (UM) vai acolher uma Série de Palestras de Doutores honoris causa que integram a Série de Palestras do 30º. aniversário da UM. O orador será o Prof. Francisco J. Ayala, geneticista evolutivo e biólogo molecular de renome, e o seu tópico será “Ciência e Religião: Conflito ou Concerto?”. No dia seguinte, a UM acolherá uma cerimónia para outorgar o Grau de Doutor honoris causa ao Prof. Ayala.

Hoje em dia, muitos credos religiosos aceitam que a evolução biológica produziu a diversidade dos seres vivos no decurso de milhares de milhões de anos da história da Terra. Muitos produziram declarações observando que a evolução e os princípios das suas fés eram compatíveis. Cientistas e teólogos escreveram eloquentemente sobre o seu respeito e a sua admiração em relação à história do universo e da vida neste planeta, explicando que não viam qualquer conflito entre a sua fé em Deus e a evidência da evolução. Nesta controvérsia humana central, o Prof. Ayala mantém que a ciência e a religião deveriam ser encaradas como diferentes formas de compreender o mundo e que a evidência da evolução pode ser perfeitamente compatível com a fé religiosa.

Na sua palestra, o Prof. Ayala discutirá as provas esmagadoras a favor da evolução biológica e avaliará as perspectivas alternativas oferecidas pelos advogados de vários tipos de creacionismo. Explorará também as muitas e fascinantes investigações que têm vindo a ser levadas a cabo. Aos educadores, estudantes, professores, líderes comunitários, legisladores, decisores políticos, e pais que procuram entender a base da ciência evolutiva, esta palestra constituirá uma oportunidade preciosa de ouvirem as percepções do Prof. Ayala e de discutirem algumas questões com ele.

A palestra terá lugar às 17:00 no dia 4 de Novembro (quinta-feira) no Centro Cultural da UM. Será feita em inglês, com interpretação simultânea para mandarim. Para inscrição em linha, por favor visite o site https://isw.um.edu.mo/ayala/faces/index.jspx. Para mais informações, por favor ligue para os números 83974339 ou 83974332.