中華醫藥研究院院長王一濤教授(中)及其研究團隊_thumbnail.JPG
Prof. Wang Yitao, director do Instituto de Ciências Médicas Chinesas (ICMS) (centro) e a sua a equipa de investigação em medicina chinesa
澳大微電子研究發展進程_thumbnail.jpg
A evolução da investigação da UM na área da microelectrónica

A equipa de investigação em microelectrónica da Universidade de Macau, cujos membros nucleares incluem o Prof. Rui Martins, o Prof. Ben U Seng Pan, o Dr. Elvis Mak Pui In e o Dr. Terry Sin Sai Weng, tem-se dedicado à investigação em microelectrónica de alta tecnologia ao longo da última década. As impressionantes realizações da equipa no campo da concepção de circuitos tiveram como resultado a obtenção da primeira patente dos EU no campo para Macau. A equipa tem repetidamente quebrado recordes mundiais no campo dos circuitos integrados e proposto as soluções para sem fios mais avançadas. É justo dizer que a UM está actualmente na primeira linha mundial no campo da microelectrónica, quer a nível industrial, quer a nível académico.

A equipa de investigação em medicina chinesa do Instituto de Ciências Médicas Chinesas (ICMS) da UM, liderada pelo director do ICMS, Prof. Wang Yitao, tem igualmente obtido realizações notáveis ao longo de muitos anos de esforços. A equipa é constituída por médicos, bem versados em várias disciplinas, provenientes de mais de uma dúzia de universidades de reputação mundial. A equipa pode agora orgulhar-se de instalações de nível mundial para a investigação e de tecnologias topo de gama em vários campos, tais como a química, a análise, a farmacologia, a farmacocinética, a medicina e a biotecnologia molecular. A investigação da equipa na avaliação da qualidade dos medicamentos chineses através da utilização do cruzamento interdisciplinar de tecnologias biomédicas de ponta e de metodologias inovadoras exerceu uma grande influência, quer a nível local, quer no estrangeiro.

A UM está agora a preparar-se para o estabelecimento de dois laboratórios estatais chave

A excelência da equipa da faculdade fortaleceu ainda mais a determinação da UM em acelerar o progresso na investigação inovadora, bem como a sua confiança em tornar-se uma universidade de nível mundial. No campo da microelectrónica, a UM irar cooperar com a Universidade de Fudan na criação de um laboratório estatal chave designado Analog and Mixed-Signal VLSI Partner Laboratory (AMS-VLSI Partner Lab). No campo da medicina chinesa, a UM irá cooperar com a Universidade de Pequim no sentido de criar um outro laboratório estatal chave designado The Joint State Key (Partnership) Laboratory for Natural and Biomimetic Drugs (JSK-(P)-LNBD). A equipa de investigação em microelectrónica espera aproveitar a oportunidade oferecida pelo laboratório estatal chave para desenvolver na UM um centro de investigação de “chips” de silicone, enquanto que o ICMS visa desenvolver na UM um centro para a cooperação internacional nas ciências médicas e tecnologias chinesas, fazendo assim avançar o desenvolvimento das indústrias médicas, da saúde e das ciências médicas chinesas, e promovendo a internacionalização dos medicamentos chineses.

Tornar-se um laboratório estatal chave garante um forte apoio financeiro por parte do governo central, que, por seu turno, conduzirá ao aumento da capacidade para a investigação inovadora. Até ao final de 2007, existiam apenas 258 laboratórios estatais chave em todo o país, sem quaisquer laboratórios em medicina chinesa. A aprovação para a criação pela UM de dois laboratórios estatais chave, a serem liderados pelo Vice-Reitor da UM (Investigação), Prof. Rui Martins, e pelo director do ICMS, Prof. Wang Yitao, respectivamente, ajudará a elevar o nível da investigação da UM nos dois campos e permitirá à UM dar uma maior contribuição à sociedade.

A construção do novo campus da UM será completada em menos de três anos. Haverá três bases abertas (centros) de investigação no novo campus, uma para a Informação e a Electrónica (que incluirá o Laboratório de Microelectrónica), uma para as Ciências Médicas e Farmacêuticas Chinesas, e uma outra para a Energia e o Ambiente. Estas instalações melhoradas criarão certamente condições mais favoráveis para a UM levar a cabo a investigação e trará igualmente mais oportunidades para o desenvolvimento das ciências e tecnologias para a UM e para Macau em geral.

(Este artigo foi publicado no Jornal Macao Daily News (Notícias Diárias de Macau) na B03 no dia 11 de Novembro de 2010)