2.JPG

O Prof. Philip Chen Chun-Lung, director da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FST) da Universidade de Macau (UM), foi eleito Presidente da Systems, Man, and Cybernetics Society (SMC) do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). O Prof. Chen é o primeiro académico na Região da Grande China a ser eleito para esta posição, o que mostra o reconhecimento internacional pelas suas contribuições profissionais.

O “iPhone” e as casas inteligentes estão a ganhar popularidade através do mundo. Estas tecnologias inteligentes, que tornam a vida melhor e mais conveniente e que estão a mudar o modo de vida humano, estão abrangidas pela área de especialidade do Prof. Chen. Os interesses de investigação do Prof. Chen incluem o desenvolvimento teórico da inteligência computacional, os sistemas inteligentes, a robótica e a automação da fabricação, a rede, o diagnóstico e o prognóstico e a predição da vida e o controle da extensão da vida.

O Prof. Chen obteve o seu grau de Doutor em Engenharia Electrotécnica pela Universidade de Purdue, Lafayette Oeste, Indiana, EUA, em 1988. Exercia funções no Departamento de Ciências Computacionais da Universidade Estatal de Wright, em Dayton, Ohio, e também foi Director de departamento e Vice-Director de faculdade na Universidade de Texas em San Antonio. Era responsável pela formação de profissionais, e pelo fomento do desenvolvimento da investigação e da educação relevantes. Durante o seu trabalho na UM, o Prof. Chen está empenhado na acreditação internacional dos cursos em engenharia e na promoção da colaboração em projectos de investigação. Participa também activamente em relevantes organizações profissionais. As suas notáveis realizações valeram-lhe dois Prémios da Notável Contribuição da SMCS do IEEE.

Além da sua função de Fellow do IEEE, que é a organização profissional de maior autoridade no campo da engenharia electrotécnica e electrónica da SMC do IEEE, ele exerceu igualmente as funções de Vice-Presidente e Tesoureiro da SMC do IEEE. Durante o seu mandato de quatro anos, o Prof. Chen foi presidente fundador do Capítulo da SMC na Secção do Texas Central, uma co-presidência com o Capítulo de Macau, e uma Co-Presidência fundadora de três Comissões Técnicas (System of Systems, Sistemas de Informação de Empresas, e Information Assurance & Intelligent Multimedia-Mobile Communications).

Foi cientista investigador convidado na Materials Directorate, Air Force Wright Lab dos EU, fellow sénior da investigação patrocinado pelo Conselho Nacional de Investigação dos EU, e investigador da faculdade de investigação no Centro de Investigação Glenn da NASA. Este ano, foi eleito presidente da Sociedade SMC do IEEE, tornando-se o primeiro académico na Região da Grande China a ter sido eleito para esta posição. Assumirá as suas funções a partir de Janeiro de 2012.

Enquanto presidente da Sociedade SMC do IEEE, o Prof. Chen afirma que o seu objectivo é aumentar a adesão mundial de 10%, identificar e promover as áreas das tecnologias emergentes na SMCS, e elevar o estatuto profissional e académico dos membros na SMCS. Além disso, também está a planear várias conferências internacionais e projectos de investigação com o objectivo de melhorar a nível de qualidade da investigação e reforçar a reputação internacional da UM.

O IEEE é uma organização profissional internacional sem fins lucrativos para o progresso da tecnologia relacionada com a electricidade. Conta com o maior número de membros de quaisquer organizações profissionais técnicas no mundo, com mais de 395.000 membros em cerca de 150 países. O IEEE produz 30% da literatura mundial nos campos da engenharia electrotécnica e electrónica e das ciências computacionais publicada em bem mais do que 100 jornais revistos por pares.
A Sociedade SMC do IEEE conta actualmente com 6.000 membros de indústrias profissionais técnicas e institutos académicos, liderando tecnologias inovadoras, tais como as redes neurais e o controle inteligente. O Prof. Chen foi também editor associado do Transaction, Distinguished Lecturer e o Presidente Geral da conferência anual de 2009 sobre Sistemas, Homem e Cibernética (SMC) do IEEE.