1.JPG
O Dr. Tse Chi Wai, acompanhado pelo Reitor Wei Zhao, recebe uma doação de MOP 30 milhões do Dr. Choi Koon Shum em nome da Fundação Choi Kai Yau
2.JPG
A Fundação Choi Kai Yau fez uma generosa doação à UMDF

A Fundação para o Desenvolvimento da Universidade de Macau (UMDF) recebeu uma doação de MOP 30 milhões do Dr. Jonathan Choi Koon Shum, Presidente do Grupo Sun Wah e membro do Conselho da Universidade da Universidade de Macau (UM) em nome da Fundação Choi Kai Yau. A doação será usada para financiar um colégio residencial no novo campus e fará com que a UM se aproxime mais um passo da implementação de uma educação da pessoa global e da formação futuros líderes inovadores para Macau e para a China.

A UM acolheu uma cerimónia de apresentação do cheque no decorrer da qual o Dr. Tse Chi Wai, Presidente da Comissão Executiva da UMDF e Presidente do Conselho da Universidade da UM, recebeu a doação da Fundação Choi Kai Yau em nome da UMDF.
“O Dr. Choi Koon Shum, tal como o seu falecido pai Sr. Choi Kai Yau costumava ser, é um homem de negócios de sucesso que é devotado ao apoio à educação, às ciências e à tecnologia, a causas caritativas e ao bem-estar público,” fez notar o Dr. Tse Chi Wai. “O pai do Dr. Choi advogava pelo exemplo o apoio ao ensino superior em Macau e na China. Por ocasião do 25º aniversário da UM doou MOP um milhão à UM, o que teve como consequência um melhoramento substancial das condições do ensino na universidade. O Dr. Choi Koon Shum herdou o empenhamento do seu pai em contribuir para a prosperidade do país através do desenvolvimento industrial. O Dr. Choi é um apoiante de longa data da causa educacional em Macau e na China. Enquanto membro do Conselho da Universidade, tem vindo a contribuir activamente com ideias sobre a forma de melhorar a universidade. A notável contribuição do Dr. Choi para a educação grangeou-lhe o reconhecimento de gente de todas as origens, tal como ao seu pai antes dele. Hoje o Choi, em nome da Fundação Choi Kai Yau, fez uma generosa doação de MOP 30 milhões à UMDF, que permitirá aos estudantes estudar num ambiente melhor. A fim de expressar o seu agradecimento ao Dr. Choi e ao seu pai, a UM dará a um dos colégios residenciais a construir o nome de ‘Colégio Choi Kai Yau’. No futuro a UM continuará a trabalhar para encorajar uma cultura da doação na comunidade e esforçar-se-á para se tornar uma universidade de reputação internacional através da obtenção de apoios por parte da sociedade.”

O Dr. Choi Koon Shum é Presidente do Grupo Sun Wah que foi fundado pelo seu falecido pai Sr. Choi Kai Yau que era conhecido como o “Rei do Marisco”. Profundamente crente em “revigorar a China através do desenvolvimento das ciências e da tecnologia”, o Sr. Choi Kai Yau fundou uma sucessão de escolas não lucrativas e de fundos para a educação e patrocinou actividades educacionais e de investigação científica de vários tipos na China continental, em Hong Kong e em Macau – tudo isto na tentativa de providenciar a melhor educação possível para a próxima geração. “Os colégios residenciais criarão as condições que permitirão à UM desenvolver a educação global, porque os estudantes que vivem em colégios residenciais poderão aprender uns com os outros, fazer mais amizades, expandir as suas redes e ganhar experiência através de uma variedade de actividades,” disse o Dr. Choi Koon Shum. “É esperança minha que a nossa doação à UM terá algum impacto positivo no desenvolvimento a longo prazo da educação em Macau e ajudará a UM a formar alguns futuros líderes inovadores para o país. Espero também que os estudantes possam aproveitar bem o maravilhoso ambiente de aprendizagem e de vida proporcionado pelos colégios residenciais e que estudem diligentemente e procurem constantemente melhorar-se a si próprios, de modo a que um dia possam tornar-se motores e agentes da evolução da sociedade. ”
A UM implementará no novo campus o sistema de colégios residenciais adoptado por muitas das principais universidades de todo o mundo. O sistema do colégio residencial, que visa “cultivar as pessoas”, e o sistema baseado na faculdade, que se centra na “distribuição do conhecimento”, completar-se-ão perfeitamente. Haverá aproximadamente dez colégios residenciais, e cada um poderá acomodar entre 300 e 500 estudantes pré-graduados. Cada estudante pertencerá, simultaneamente, a um colégio residencial e a uma faculdade. Estudantes de diferentes matérias principais e anos de estudo terão a oportunidade de participar em várias competições e actividades recreativas e, assim, aprender uns com os outros e melhorar as suas capacidades interpessoais. Além disso, os colégios residenciais criarão uma atmosfera propícia a uma aprendizagem fora das salas de aulas. Ao longo de quatro anos a viver e a jantar juntos e a participar em várias actividades organizadas pelos colégios residenciais. os estudantes poderão interagir com os docentes de modo regular, encontrar amigos de diferentes contextos académicos, desenvolver um sentido de responsabilidade social, capacidades de pensamento inovador e de liderança, expandir as suas redes e tornar-se futuros pilares da sociedade e tolerantes para com diferentes culturas.

Até ao momento seis colégios residenciais da UM a construir, nomeadamente o Colégio Choi Kai Yau, o Colégio Cheng Yu Tung, o Colégio Stanley Ho, o Colégio Lui Che Woo, o Colégio Henry Fok e o Colégio Cao Guang Biao, receberam cada um uma doação de MOP 30 milhões.