O Departamento de Português da Universidade de Macau, vai realizar um seminário dedicado ao tema "Como morre uma língua: o Crioulo Indo-português de Cochim", que decorrerá pelas 18h30, no dia 13 de Outubro de 2010, na sala HG02 da Universidade de Macau (UM). O seminário terá como orador convidado o Prof. Dr. Hugo Cardoso, Investigador Pós-Doutorado da UM.

No passado dia 20 de Agosto, com o falecimento do Sr. William Rozario na ilha de Vaipim, extinguiu-se também o Crioulo Indo-português de Cochim do qual era o último falante fluente. Na Ásia, os Crioulos de base lexical portuguesa que subsistem enfrentam serias ameaças, não apenas na Índia, Sri Lanka e Malásia mas também em Macau. Nesta conjuntura, importa reflectir sobre o ciclo de nascimento e morte das línguas e tentar compreender por que razão o mundo moderno desencadeou a extinção de línguas minoritárias a um ritmo nunca antes observado.

O seminário será proferido em língua portuguesa e será aberta a todo o público interessado.