O Prof. Inácio Bó, professor associado do Departamento de Economia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Macau e seus colaboradores, desenvolveram um novo método para um processo de admissão universitária mais justo no Brasil. O seu trabalho resultou em um projeto de lei que foi sancionado no Brasil em 2023, fazendo ajustes importantes na política de ações afirmativas aplicada a todas as universidades federais públicas brasileiras.

O método proposto tornou-se o processo oficial utilizado no sistema centralizado de admissões universitárias (Sisu), onde em 2024, 1,2 milhão de estudantes concorreram a cerca de 260.000 vagas em universidades públicas em todo o país. A experiência do Prof. Bó e seu compromisso em aplicar princípios econômicos a desafios do mundo real contribuíram para um futuro mais equitativo para estudantes brasileiros que buscam acesso à educação superior de qualidade.

Apenas no primeiro semestre de 2019, estima-se que 10.000 estudantes não foram aceitos em universidades apesar de terem notas mais altas e serem elegíveis para tratamento preferencial.

O problema que a proposta resolveu decorria do método usado para implementar a lei de ações afirmativas, no qual as vagas de cada programa eram divididas em categorias como "ampla concorrência ", "candidatos negros", "candidatos de baixa renda" e "candidatos negros e de baixa renda". Essa abordagem às vezes resultava, por exemplo, em requisitos de aceitação mais altos para candidatos "negros e de baixa renda" em comparação com candidatos "negros", contradizendo o objetivo da lei de apoiar estudantes negros e de baixa renda.

Para resolver esse problema, o Prof. Bó e seus colaboradores propuseram um novo método para selecionar estudantes, permitindo que candidatos com características protegidas concorressem a todas as vagas para as quais se qualificassem. Essa abordagem elimina completamente as "reprovações injustas", mantendo porém os objetivos pretendidos da política de ações afirmativas. Essas observações também foram publicadas no American Economic Journal: Microeconomics em 2021 – "College Admission with Multidimensional Privileges: The Brazilian Affirmative Action Case". O Prof. Bó colaborou com vários atores envolvidos, incluindo o Ministério da Educação e múltiplos departamentos governamentais, para refinar a proposta e garantir sua compatibilidade com a lei de ações afirmativas existente. A versão completa do artigo está disponível em: https://pubs.aeaweb.org/doi/pdfplus/10.1257/mic.20170364.

A pesquisa do Prof. Bó sobre o desenho de políticas de ação afirmativa também resultou na publicação de um artigo em 2024 no Journal of Economic Surveys, intitulado “Racial and Income-Based Affirmative Action in Higher Education Admissions: Lessons from the Brazilian Experience.” (https://doi.org/10.1111/joes.12564). No artigo, ele e seus coautores demonstram que a natureza padronizada das políticas de ação afirmativa no Brasil permite uma avaliação empírica mais rica e rigorosa de seus resultados, que eles sumarizam, mostrando o impacto nas admissões, no desempenho acadêmico e na trajetória profissional dos indivíduos afetados.

O Prof. Inácio Bó obteve seu Ph.D. em Economia pelo Boston College nos Estados Unidos. O Prof. Bó ingressou na Universidade de Macau em 2023. Seus interesses de pesquisa são Design de Mercado, Teoria Microeconômica, Economia Experimental e Comportamental.

Source: Faculty of Social Sciences

Media Contact Information: