O vice-reitor da Universidade de Macau (UM), Rui Martins, foi galardoado com o Prémio Nacional de Engenharia Electrotécnica pela Ordem dos Engenheiros de Portugal, em reconhecimento dos seus contributos para o campo da engenharia electrotécnica e dos seus esforços para promover o desenvolvimento da mesma na universidade e na transferência de tecnológica universidade-indústria.

A Ordem dos Engenheiros de Portugal, fundada em 1936, atribuiu este ano, pela primeira vez, prémios a personalidades com contributos notáveis em áreas tais como engenharia electrotécnica, engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia informática e outras. O bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, assinalou a longa carreira profissional de mais de 40 anos de Rui Martins, afirmando que a atribuição do prémio serve como reconhecimento dos seus contributos para o avanço da engenharia electrotécnica e para o desenvolvimento do ensino, da investigação e da colaboração universidade-indústria, onde o vencedor tem vindo a exercer o papel importante de ponte de ligação entre o mundo académico e empresarial. Rui Martins participou em vários projectos de transferência de tecnologia, tendo trabalhado com ‘startups’ para promover a colaboração entre universidades e empresas.

Rui Martins afirmou que o prémio tem imenso significado para si, o qual não só constitui um reconhecimento da sua carreira profissional, como também representa um reconhecimento global do nível académico e reputação da UM.

Rui Martins é um perito de renome internacional no domínio da microelectrónica e dos circuitos integrados. É life fellow do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e membro efectivo da Academia das Ciências de Lisboa. Obteve uma série de importantes resultados pioneiros no campo da microelectrónica e da tecnologia de circuitos integrados, tendo ultrapassado desafios nas comunicações sem fios e nos conversores de dados de alta precisão e alta velocidade. Publicou 1.033 trabalhos e detém 71 patentes. Recebeu ainda três condecorações do Governo de Macau, a saber: a Medalha de Mérito Profissional (Administração Portuguesa – 1999); o Título Honorífico de Valor (2001) e a Medalha de Mérito em Educação (2021) atribuídos pelo Governo da Região Administrativa Especial de Macau. Actualmente é vice-reitor, director do Instituto de Microelectrónica, professor catedrático de mérito do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da UM.

Em 1992 Rui Martins obteve a licença especial do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa (onde é Professor Catedrático) para se dedicar ao ensino e à investigação na Universidade de Macau e tem sido vice-reitor da UM desde 1997. Tem estado empenhado no desenvolvimento da UM, contribuindo para que esta, a partir praticamente do zero, se tornasse numa universidade de renome internacional nas áreas de investigação científica, desenvolvimento tecnológico, formação de talentos e gestão. Tem igualmente uma longa carreira profissional dedicada à promoção e liderança da investigação inovadora e da comercialização dos resultados da investigação na Universidade e foi um dos fundadores da Chipidea Microelectrónica (Macau) (actualmente Silergy). Além disso, estabeleceu em Macau o primeiro laboratório de referência do estado na área de engenharia, o que elevou consideravelmente o nível académico e a reputação internacional de Macau no domínio da microelectrónica e dos circuitos integrados. Está também empenhado em promover o intercâmbio e a cooperação na mesma área, tendo desempenhado diversas funções no IEEE, designadamente vice-presidente de várias sociedades, presidente-fundador da Secção de Macau e presidente da comissão de avaliação de Fellows de “Circuits and Systems Soceity”. Ao longo dos anos, formou vários grupos de jovens líderes excepcionais no domínio da microelectrónica e dos circuitos integrados para Macau, o Interior da China e todo o mundo.

Source: Rector’s Office
Media Contact Information: