Com a intenção de aumentar o interesse dos alunos pela língua portuguesa, desenvolver as potencialidades criativas, foi organizado o “2º Concurso de Curtas-Metragens para Estudantes das Instituições do Ensino Superior da China” conjuntamente pelo Centro de Ensino e Formação Bilingue Chinês-Português (CPC) da Faculdade de Letras da Universidade de Macau e pela Faculdade de Estudos Internacionais da Universidade de Comunicação da China. O concurso atraiu a participação de muitos estudantes universitários do Interior da China e de Macau, entre os quais a equipa formada pelos alunos da Universidade da Língua e Cultura de Pequim ganhou o Primeiro Prémio, a equipa da Universidade de Macau e a equipa da Universidade de Comunicação da China ganharam o Segundo Prémio, e as equipas da Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong e das outras universidades ganharam o Terceiro Prémio.

Com o tema “Contar a China: olhares da nova geração”, este concurso visa incentivar os estudantes a assumirem a missão de comunicação internacional, a contar bem a história da China. De acordo com as suas próprias perspetivas, os estudantes precisam de mostrar o desenvolvimento da China contemporânea através de curta-metragem em português. Os participantes, com base no tema central do concurso e nas suas experiências pessoais, adotaram diversas formas de filmagem. Desde narrar a história e o progresso da modernização da China, até apresentar um museu ou uma rua, os participantes interpretaram a história da China aos seus próprios olhos de um ponto de vista macroscópico ou microscópico.

O júri do Concurso é composto por Professor Yao Jingming e Sénior Instrutor Júlio Reis JATOBÁ do Departamento de Português da UM, Professora Associada Yan Qiaorong e Professora Associada Cong Fangjun da Faculdade de Estudos Internacionais da UCC, e Tradutora Sénior Associada Li Mei da CGTN. O júri selecionou onze dos trabalhos apresentados, aos quais foram atribuídos os 1º, 2º e 3º Prémios, bem como Prémio de Mérito. O 1º prémio foi entregue ao grupo formado por Li Chengcheng, Zheng Lingxin e Zhang Jingfan da Universidade da Língua e Cultura de Pequim. O 2º Prémio foi entregue ao grupo formado por Liu Haichuan, Lin Yanru e Ling Xiaohan da Universidade de Macau, e ao grupo de Sun Mingyue, Luo Siyi e Wang Zikang da Universidade de Comunicação da China. O 3º Prémio foi entregue ao grupo de Weng Jiawen e Luo Yuxuan da Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong, ao grupo de Cai Mingyu, Wang Jianye e Zhou Wei da Universidade Normal de Anhui, e ao grupo de Wu Bingcui, Cui Jiawen e Long Anqin da Universidade de Estudos Estrangeiros de Sichuan. O Prémio de Mérito foi entregue a Feng Sijia da Universidade de Estudos Estrangeiros de Jilin, ao grupo de Wu Jiarong e Wang Zi da Universidade de Estudos Internacionais de Pequim, ao grupo de Zhang Yukun, Dong Jiawen e Shi Yanran da Universidade de Estudos Estrangeiros de Sichuan, a Wang Xinyue da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau e ao grupo formado por Zhu Xinyu, Huang Xinyao e Weng Xuanlin da Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong.

Patrocinado pelo Centro de Ensino e Formação Bilingue Chinês-Português (CPC) da Faculdade de Letras da UM, foram entregues certificados e prémios aos vencedores, correspondendo o 1º prémio a dinheiro MOP10.000, o 2º prémio a dinheiro MOP8.000, o 3º prémio a dinheiro MOP5.000 e Prémio de Mérito a dinheiro MOP2.000.

Desde a sua fundação em 2017, o CPC tem-se empenhado no desenvolvimento da cooperação a curto, médio e longo prazo com instituições da China e dos países de língua portuguesa, estabelecendo ligações para a formação de professores, aprofundando trabalhos nas áreas do ensino da língua e dos estudos das culturas portuguesa e chinesa.

Source: Faculty of Arts and Humanities

Media Contact Information: