Nos últimos anos, a Universidade de Macau (UM) alcançou resultados frutuosos na investigação. Futuramente, a UM irá envidar grandes esforços para fortalecer a integração da indústria, educação e investigação, e para promover a transferência de conhecimentos, a inovação e o empreendedorismo, contribuindo, deste modo, para a diversificação económica de Macau e para o desenvolvimento estratégico da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.

Gabinete de Apoio à Investigação e de Transferência de Conhecimento

O Gabinete de Apoio à Investigação e de Transferência de Conhecimento tem como missões coordenar e promover a investigação científica, a inovação científico-tecnológica e a transferência de conhecimentos da UM, apoiando a Universidade no desenvolvimento de projectos de investigação de alto nível, reconhecidos a nível internacional e com grande influência local.

Centro de Inovação e Empreendedorismo

O Centro de Inovação e Empreendedorismo disponibiliza aos docentes e estudantes uma plataforma onde podem pôr em prática as suas ideias criativas e comercializar os respectivos resultados de investigação. Este centro regularmente recruta equipas com aspiração inovadora e empreendedora, ajudando-as a tomarem o primeiro passo na transformação dos resultados de investigação durante o período de incubação, através de as providenciar orientação e financiamento adequados.

Instituto de Investigação em Ciência e Tecnologia da UM em Zhuhai (ZUMRI)

O Instituto de Investigação em Ciência e Tecnologia da UM em Zhuhai (ZUMRI), sito no novo distrito da Ilha de Hengqin, Zhuhai, é a primeira base de referência para a cooperação indústria-universidade-investigação que a UM estabeleceu na Grande Baía. Esta base de referência constituirá um centro conjunto de Zhuhai e Macau para apoiar a integração de Macau no desenvolvimento global do país, assim como uma plataforma destinada à transferência de ciência e tecnologia. O ZUMRI irá promover a industrialização e a valorização dos resultados científico-tecnológicos na Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau.

UMTec Limitada

A UMTec Limitada, criada em 2006, é uma entidade comercial totalmente detida pela Universidade de Macau e especializada na prestação de uma variedade de serviços empresariais, incluindo os relacionados com a consultadoria, transferência de conhecimentos, transferência e apoio tecnológicos, ensaios de engenharia e cursos de formação, entre outros. Enquanto um braço comercial da UM, a UMTec Limitada aposta em promover e transferir resultados de investigação valiosos da Universidade, sendo autorizada por esta para desenvolver e utilizar as suas propriedades intelectuais.