nb.JPG

Senhor He Jingtang explicou a concepcao arquitectonica do projecto do novo campus da UM

na.JPG
UM realizou uma sessao de consulta sobre o projecto do novo campus da UM

No dia 5 de Novembro, realizou-se na UM uma sessão de consulta a fim de apresentar o masterplan do projecto do novo campus da Universidade de Macau (UM) aos alunos, professores, funcionários, ex-alunos e membros do Conselho da instituição, e obter sugestões que possam ainda ser incorporadas no projecto. Estiveram presentes o arquitecto Senhor He Jingtang e a sua equipa, que explicaram a concepção arquitectónica do projecto e ouviram opiniões oferecidas pelos participantes.

Com a promulgação, em Janeiro de 2009, das Linhas Gerais do Plano para a Reforma e Desenvolvimento da Região do Rio das Pérolas, saiu reforçado e estreitado o laço de cooperação entre Guangdong, Macau e Hong Kong. Neste enquadramento, foi aprovada, no dia 27 de Junho de 2009, pelo Comité Permanente da 11.ª Assembleia Popular Nacional da República Popular da China, a proposta em que o novo campus da UM em Hengqin será administrado pela Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) de acordo com a legislação da mesma. Com todo o apoio do Governo Central e dos Governos da Província de Guangdong, de Zhuhai e da RAEM, o novo campus da UM passou a ser um projecto piloto e um modelo inovador para a cooperação entre Guangdong e Macau. Consequentemente, foi convidado o Senhor He Jingtang, arquitecto de primeiro nível da China, para dirigir o trabalho do projecto do novo campus.

O Senhor He Jingtang é um membro da Academia Chinesa da Engenharia. Actualmente, é Dean of the School of Architecture, Dean of the Architectural Design and Research Institute, e Director of the Academic Committee of the State Key Laboratory of Subtropical Building Science na South China University of Technology (SCUT), como também Vice Chairman of the Architectural Society of China. Foi responsável por mais de 100 projectos arquitectónicos importantes e recebeu mais de 40 prémios de excelência pelos seus projectos a nível nacional, ministerial e provincial, incluindo o National Liang Sicheng Architecture Prize, uma honra do mais alto nível atribuída a arquitectos chineses. De facto, é um dos arquitectos que ganharam maior número de prémios na República Popular da China. A sua obra recente, o Pavilhão da China na Expo de Xangai 2010, é um exemplo perfeito da incorporação dos elementos mais representativos da cultura chinesa tradicional numa obra arquitectónica.

De acordo com o apresentado na reunião, o projecto do novo campus da UM irá reflectir os seguintes conceitos e princípios fundamentais: um campus orientado para as pessoas, moderno, informatizado e benéfico para o desenvolvimento sustentável, assim como um “campus jardim” com as características das culturas oriental e ocidental. Ressaltando o encontro entre o Oriente e o Ocidente e a combinação do cenário de montanha e do mar, como também reflectindo a cultura do Sul da China e a tradição do Sul da Europa, o novo campus irá satisfazer os requisitos de uma educação moderna e enfatizar a conservação ambiental, assim como a eficiência e a comunicação entre diversos espaços. Tudo isto será positivo para proporcionar um ambiente académico aberto e confortável que promova o contacto e interacção entre as pessoas. No novo campus, serão criados colégios residenciais para melhorar a educação dos alunos de licenciatura. Colégios e faculdades serão inter-ligados com o objectivo de estimular a interacção e intercâmbio entre alunos das diferentes áreas de estudos.

Participaram activamente na sessão de consulta mais de quinhentos professores, funcionários, alunos e ex-alunos da instituição assim como os membros do Conselho da Universidade. Levantaram diversas questões e ofereceram vários comentários e sugestões pertinentes, muitos dos quais poderão constituir fontes importantes para o aperfeiçoamento do projecto. Para além desta sessão, a Universidade criou igualmente outros canais para uma divulgação rápida e eficaz das informações relativamente à concepção do projecto do novo campus junto dos membros da UM, incluindo uma nova página electrónica especial, notícias via e-mail, a distribuição de materiais de promoção, e a colocação de painéis de informação no campus. Os membros da Universidade poderão apresentar mais sugestões sobre o projecto através destes canais.