1.JPG

2.JPG

No dia 5 de Novembro, realizou-se a cerimónia de lançamento da primeira pedra para o início da obra das estruturas principais do Novo Campus da Universidade de Macau (UM) na Ilha de Hengqin, que marcou a entrada numa nova fase de construção do projecto da UM. O Secretário para os Transportes e Obras Públicas de Macau, Lau Si Io; o Vice-governador da Província de Guangdong, Liu Kun; a subdirectora do Gabinete de Ligação do Governo Central da China na RAEM, Gao Yan; o presidente do Conselho da Universidade, Sr. D. Tse Chi Wai; o reitor da UMacau, Prof. Zhao Wei; entre outros, estiveram presentes e presidiram a cerimónia.

O empreendimento do Novo Campus de Universidade de Macau na Ilha de Hengqin é uma acção resultante da cooperação entre Zhuhai e Macau, e demonstra o empenho e apoio do Governo Central ao desenvolvimento de educação e formação de quadros qualificados na Região Administrativa Especial de Macau. Este importante empreendimento é ainda um exemplo para explorar e estreitar a cooperação entre Guangdong e Macau, sob o princípio de "um país, dois sistemas".

O novo campus será construído dentro do prazo de 3 anos, e durante a execução da obra de construção, a sua gestão fica sujeita à legislação da China Continental. A construção vai oferecer um amplo espaço de desenvolvimento para a Universidade de Macau, no sentido de desempenhar um papel importante na promoção de empreendimentos culturais de Macau e no desenvolvimento de indústria diversificada de Macau. Paralelamente, irá fomentar a prosperidade e estabilidade ao longo prazo e o desenvolvimento sustentável de Macau.

A Biblioteca, o Edifício de Ensino Central e o Salão de Exposição de História Universitária, encontram-se entre as construções emblemáticas da primeira fase do Novo Campus da Universidade de Macau, com a área bruta de construção prevista de cerca de cem mil metros quadrados. A consolidação dos solos do respectivo lote encontra-se praticamente concluído, e vai entrar mais tarde na fase de execução da fundação de estacas. O projecto de construção destas três partes (Biblioteca, Edifício de Ensino Central e Salão de Exposição de História Universitária) irá obedecer ao planeamento e a distribuição geral da área escolar, envolvendo e formando conjuntamente a praça emblemática do campus e permitir a visualização de Macau do outro lado do canal.

O aterro do campus começou no final de Dezembro de 2009, os projectos e desenhos de execução relativos aos trabalhos de consolidação da fundação, dos edifícios, de espaços verdes e de redes de transporte estão previstos para concluir progressivamente até ao próximo ano. Está a decorrer a consolidação dos solos de fundação no lote de terreno previsto para construir os edifícios da 2ª e 3ª fase, prevendo-se concluir para Março de próximo ano. No que diz respeito ao túnel, a construção da ensecadeira será lançada simultaneamente com a execução das estruturas principais, tendo completado o respectivo levantamento e pesquisa, elaboração do projecto preliminar e da avaliação do impacto ambiental. Paralelamente, decorrem também trabalhos específicos para justificação de navegabilidade, de protecção contra inundação, entre outros. Para assegurar a realização atempada de construção dos túneis, as obras de construção civil são planeadas executar em três fases, que sendo previsto:
-o início ainda no fim do corrente ano, do troço do túnel composto do segmento do acesso do lado de Hengqin e do segmento subaquático;
– após desviadas e alteradas as tubagens, o início no segundo trimestre de 2011, da execução do troço no acesso do lado de Macau.