1.JPG
 Os convidados oficiantes presidem à cerimónia do corte do bolo
b.JPG
 O Chefe do Ex4ecutivo da RAE de Macau e Chanceler da UM, Dr. Chu Sai On, esteve presente no Jantar de Galar
h.JPG
O Investigador Sénior da Jao Tsung-I Petite Ecole, da Universidade de Hong Kong, Dr. Peter Cheng Wai Ming, apresentou a inscrição caligráfica de Jao Tsung-I à UM
c.JPG
Mais de mil pessoas estiveram presentes no jantar
d.JPG
O Reitor Wei Zhao fez um discurso
e.JPG
Fotografia de grupo dos fundadores da UM e do reitor fundador
f.JPG
Interpretação da Canção Tema do 30ᵒ Aniversário da UM por antigos alunos
g.JPG
Fotografia de Grupo

Hoje (5 de Novembro), a Universidade de Macau (UM) acolheu o Jantar de Gala do seu 30ᵒ Aniversário. Este ano assinala-se o 30ᵒ Aniversário da UM e, durante todo o ano, a universidade organizou perto de uma centena de eventos para celebrar este marco. O Jantar de Gala do 30ᵒ Aniversário foi um dos pontos altos e demorou muito tempo a preparar.

Mais de mil pessoas estiveram presentes no Jantar de Gala, incluindo o Chefe do Executivo da RAE de Macau e Chanceler da Universidade da UM, Dr. Chui Sai On; o Director do Departamento de Educação e Cultura do Gabinete de Ligação do Governo Central da República Popular da China em Macau Liu Xiaohang; o Vice-Presidente do Comité Municipal de Zhuhai da Conferência Consultiva Política da República Popular da China e Secretário da Comissão de Gestão da Nova Área de Hengqin Liu Jia; co-fundadores e vários antigos reitores da UM; os três agraciados com doutoramentos honorários deste ano; membros da Assembleia da Universidade e do Conselho da Universidade da UM; funcionários do governo; doadores e patrocinadores de bolsas de estudo de instituições do ensino superior e escolas do ensino secundário locais; representantes dos órgãos de comunicação social e representantes da comunidade; e antigos alunos, estudantes e pessoal. O Chefe do Executivo e Chanceler da Um, Dr. Chui Sai On, o Presidente do Conselho da Universidade, Dr. Tse Chi Wai, o Reitor da UM Wei Zhao,o Presidente da Assembleia Geral da Associação de Estudantes da UM, Dr.Ao Peng Kong, e a Presidente da Assembleia Geral da União dos Estudantes da UM, Sra. D. Huang Xiaoqi, oficiaram na cerimónia do corte do bolo.

No decorrer do Jantar de Gala, a UM recebeu um presente de aniversário extremamente precioso: uma inscrição caligráfica em que se lia “Universidade de Macau” escrita pelo mestre da cultura tradicional chinesa Prof. Jao Tsung-I. Outro presente especial veio do Dr. Wong King Keung, um dos co-fundadores da Universidade da äsia Oriental (UEA, a predecessor da UM); o Prof. Hsueh Shou Sheng, fundador e terceiro reitor da UEA, que veio do Canadá expressamente para estar presente no Jantar de Gala; o Prof. Li Tianqing, quarto reitor; o Prof. Zhou Ligao, sexto reitor; e o Prof. Iu Vai Pan, sétimo reitor. Partilharam com os presentes a forma como a UM se desenvolveu, de uma universidade com uns escassos sessenta estudantes para uma universidade compreensiva internacional, e as suas lembranças vivas levaram os presentes por uma viagem de trinta anos através do tempo.

Para além da presença de numerosas personalidades importantes, um outro ponto alto do Jantar de Gala foram as actuações de estudantes e antigos alunos, incluindo vários números clássicos pelo Coro e a Banda Sinfónica da UM e uma actuação por três antigos alunos e os cantores locais Rico Long, Ken So e Anna Choi, da canção tema do 30ᵒ aniversário que foi escrita pelo famoso compositor de Hong Kong, Joe Lei, que é também um antigo aluno da UM. A fim de expressar o seu agradecimento, a UM ofereceu a cada um dos convidados presentes uma caixinha de música, feita especialmente, tocando a música da canção tema.

No seu discurso, o Reitor da UM Wei Zhao fez um voto de aniversário para a UM: estar à altura das expectativas do Presidente Hu Jintao e empenhar-se em atingir o objectivo de construir uma universidade de alto nível. Disse: “Com essa finalidade, vamos lançar o modelo pedagógico baseado em 4 componentes de modo a melhorarmos a nossa educação. Vamos, igualmente, formar uma equipa competitiva de docentes. Finalmente, o lançamento do nosso novo campus e a reforma do sistema de gestão são outras tantas partes do nosso compromisso de cumprir a missão da UM. Hoje, com os seus trinta anos de idade, a Universidade está firmemente enraizada em Macau, e desta plataforma de lançamento, vamos elevar-nos até novos horizontes!”