1.JPG
 O Prof. Yau conta a história das seis dimensões adicionais ocultas no espaço Calabi-Yau
2.JPG
A palestra atrai uma casa cheia de público

Hoje (3 de Dezembro de 2011), a Universidade de Macau (UM) acolheu uma palestra sobre “teoria das cordas e as dimensões ocultas da geometria do universo”, integrada na Série de Conferências do 30ᵒ Aniversário. O orador, Prof. Shing-Tung Yau, é um matemático de nomeada internacional e foi beneficiário do Wolf Prize Laureate em Matemática em 2010, da Fields Medal em 1982 (que é o prémio de matemática mais prestigiado do mundo), e de um doutoramento honorário da UM em 2002. A palestra atraíu uma casa cheia de público, incluindo professores e estudantes de escolas secundárias e de instituições terciárias locais.

No seu discurso, o Reitor da UM Wei Zhao disse que o Prof. Yau cresceu numa família pobre e, quando começou a universidade, muitos dos seus pares escolheram disciplinas populares na esperança de obterem um emprego bem pago após a graduação, mas que o jovem Yau não seguiu a multidão; focalizou-se, concentrou-se, na matemática, e tornou-se, eventualmente, um mestre no campo. O Reitor Wei Zhao disse que o exemplo do Prof. Yau mostra que a curiosidade, a diligência, um objectivo claro, e o contentamento com uma vida simples, que não roda à volta da procura das posses materiais, são a chave para a obtenção do potencial pleno de cada um.

O público soube também que, devido à influência do seu pai, que era professor de filosofia, o Prof. Yau desenvolveu, ainda criança, um forte interesse pela filosofia, a história e a literatura clássica chinesas, e nesses livros aprendeu sobre os modos de vida e a cultura. O Prof. Yau é versado num leque diverso de disciplinas, que ele credita de educação geral. O Prof. Yau é igualmente devotado ao ensino e à investigação avançados em matemática nas comunidades chinesas. Não se poupou a esforços para recolher fundos para estabelecer centros de investigação em matemática em Hong Kong, Macau, Taiwan e China Continental.

Durante a sua palestra, o Prof. Yau fez notar que a teoria das cordas pressupõe que o espaço-tempo tem ao todo dez dimensões, e que as três grandes dimensões espaciais que nos são familiares, mais o tempo, compõem o espaço-tempo a quatro dimensões da teoria de Einstein. Mas existem também seis dimensões adicionais ocultas no espaço Calabi-Yau. Iniciou o público à história da geometria através das suas experiências em primeira mão no campo. Discutiu também a forma como os matemáticos pensam e abordam o mundo. A sua opinião, a matemática não tem de ser uma disciplina totalmente abstracta, desligada dos fenómenos do dia-a-dia, mas é, pelo contrário, crucial para a nossa compreensão do mundo físico. Falou, igualmente, sobre como a matemática e a física podem juntar-se em benefício de ambos os campos, particularmente no caso dos espaços Calabi-Yau e da teoria das cordas.

O Prof. Yau deu contribuições fundamentais à geometria diferencial, descobrindo estruturas geométricas intrínsecas profundas num espantosamente largo leque de disciplinas científicas, tais como a geometria diferencial, a geometria algébrica, a topologia, as equações diferenciais parciais, a relatividade geral e a teoria das cordas. Em 1976 provou a conjectura de Calabi sobre uma classe de colectores hoje chamados colectores Calabi-Yau, que se tornou agora o terreno geométrico sobre o qual muitos físicos constroem a sua teoria das cordas. O seu novo método de estudo das equações diferenciais globais é de tal modo poderoso que teve uma influência seminal sobre a relatividade geral.