web.jpg
Fórum internacional subordinado
ao tema Gestão Universitária:
Chave da Concorrência, organizado
em conjunto pela Universidade
de Macau (UM) e Gabinete de Apoio
ao Ensino Superior (GAES).

Realizar-se-á, nos próximos dias 21 de 22 de Fevereiro, no Centro de Ciência de Macau, um fórum internacional subordinado ao tema Gestão Universitária: Chave da Concorrência.
O fórum é co-organizado pela Universidade de Macau (UM) e Gabinete de Apoio ao Ensino Superior (GAES), com participação das personalidades oficiais na área do ensino superior, membros dos conselhos universitários, reitores, académicos e administradores de prestígio, oriundos da China Continental, Hong Kong, Taiwan, Singapura, Coreia do Sul, Europa e América do Norte, sendo a cerimónia de abertura presidida pelo Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura da RAEM. O evento reúne ainda os membros do Conselho Executivo do Governo e da Assembleia Legislativa da RAEM, membros do Grupo de Trabalho para a Revisão dos Estatutos da UM e representantes das instituições académicas de Macau.

Perante a concorrência resultante de um mundo cada vez mais globalizado, Macau precisa de formar mais quadros qualificados para responder aos desafios no futuro. Neste contexto, a Universidade de Macau está a construir um novo campus na Ilha de Hengqin, facto que reflecte a grande aposta dos Governos Central e da RAEM no desenvolvimento do ensino superior. Para responder aos desafios do exterior e à esperança das diversas partes, a UM deverá formular um sistema de gestão adequado, razão pela qual um grupo de trabalho para a revisão dos Estatutos da UM foi estabelecido pelo Governo da RAEM em Junho de 2011 para estudar a revisão do regime jurídico e Estatutos da UM, com vista a criar condições mais favoráveis para que a Universidade de Macau possa atingir o seu objectivo de se tornar numa universidade de ponta a nível mundial.

Os participantes do fórum abordarão temas relacionados com a governação, autonomia e planeamento estratégico universitário, de forma a ajudar a UM a formular um modelo de gestão adequado em conformidade com a tendência e padrões internacionais na área do ensino superior.

Durantes dois dias da conferência, serão discutidos, em concreto, os seguintes tópicos:

• Optimização da autonomia das instituições com financiamento público: objectivos, estruturas, processo e estratégia
• Modelos da universidade como pessoa colectiva: entidade legal, regime subsidiário de fundação ou sistema de incorporação
• Sistema de governação externa: relações com o governo, modelos de financiamento e maior grau de autonomia
• Sistema de governação interna: um papel optimizado do conselho universitário e o seu eficiente relacionamento com a Administração
• Equilíbrio entre a autonomia, controlo e responsabilização
• A caminho de uma universidade de ponta: experiência das reformas da governação

Foram convidados peritos na área da gestão e reforma universitária como oradores do fórum, nomeadamente:

• Dr. SUN Xiaobing, Director-Geral do Departamento de Políticas e Regulamentos, Ministério da Educação da República Popular da China
• Prof. Manuel Valsassina HEITOR, ex-Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Governo de Portugal, actualmente Director do Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento, Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa
• Dr. W.T. LIN, Secretário-Geral da University Mobility for Asia and the Pacific (UMAP) de Taiwan
• Prof. WANG Zhenmin, Director da Faculdade de Direito, Universidade de Tsinghua
• Prof. Sam Ock PARK, ex-Presidente do Senado Universitário e Professor Emeritus , Universidade Nacional de Seul
• Prof. Antonio RENDAS, Reitor da Universidade Nova de Lisboa e Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP)
• Prof. FENG Da-Hsuan, Vice-Presidente Sénior para a Estratégia Global, Desenvolvimento e Avaliação, Universidade de Tsinghua de Taiwan
• Doutor Kenneth ASHWORTH, ex-Comissário do Conselho para Coordenação do Ensino Superior de Texas e ex-Vice Chanceler dos Assuntos Académicos para o Sistema da Universidade de Texas
• Prof. Benjamin W. WAH, Provost, Wei Lun Professor de Ciência e Engenharia de Computadores, Universidade Chinesa de Hong Kong
• Prof. William MOBLEY, Presidente Emeritus, Texas A & M University
• Prof. Kai Ming CHENG, ex-Conselheiro Sénior do Vice-Chanceler, ex-Pro-Vice-Chanceler e Professor Catedrático de Mérito de Educação, Universidade de Hong Kong
• Dr. Yan Kee CHENG, Vice-Presidente do Conselho, Hong Kong Baptist University
• Doutor Harvey P. WEINGARTEN, Presidente e CEO, Conselho para a Qualidade do Ensino Superior de Ontário
• Prof. ER Meng Hwa, Vice-Presidente (Assuntos Internacionais), Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU)
• Prof. MOK Ka Ho, Vice-Presidente Associado (Relações Externas), Hong Kong Institute of Education
• Prof. Kwei TANG, Professor Catedrático de Mérito e Director do Colégio de Comércio, Universidade Chengchi de Taiwan
• Prof. António M. CUNHA, Reitor, Universidade do Minho
• Profª. Elsa HACKL, Universidade de Viena

As comunicações serão realizadas principalmente em inglês, com interpretação simultânea para mandarim e português. Para mais informações, é favor contactar a UM (telefone: 83974306/83974392 ou email rebeccatai@um.edu.mo/ lawrencelou@um.edu.mo).

Caso tenha quaisquer questões a pôr, por favor não hesite em contactar a Sra. Albee Lei pelo telefone nº: (853)8397 4325 ou pelo endereço electrónico: albeelei@um.edu.mo ou visite a nossa página online: www.umac.mo.