O vice-reitor Prof. Rui Martins, responsável pela investigação científica da Universidade de Macau (UM), participou, em representação dessa instituição, no XXIII Encontro Anual da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP). O encontro deste ano, subordinado ao tema “Cooperação e Desenvolvimento nos Países de Língua Portuguesa: o Papel das Universidades”, foi realizado na Universidade Federal de Minas Gerais, uma das cinco melhores universidades brasileiras, em Belo Horizonte, Brasil, durante os dias 9 a 12 de Junho de 2013.

A AULP é uma associação com membros provenientes de cerca de 150 universidades em todo o mundo, incluindo Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

No âmbito desse Encontro, o Prof. Rui Martins serviu como moderador de uma conferência, alusiva ao tópico “Impactos académicos dos intercâmbios internacionais e suas formas de financiamento”, que contou com o Prof. Paulo Speller, Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação do Brasil, como conferencista, e outros participantes tais como a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Brasil, Profa. Maria Lúcia Cavalli Neder e o vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa de Portugal, Prof. José Esteves Pereira.

Além disso, o representante da UM, na qualidade de vice-presidente da AULP, participou nas reuniões do Conselho de Administração e da Assembleia Geral dessa Associação, tendo apresentado, em nome de tês instituições de ensino superior público de Macau (a UM, o Instituto Politécnico e o Instituto de Formação Turística), a candidatura para a organização do XXIV Encontro Anual da AULP, em Junho de 2014, no novo campus da UM. Esta candidatura foi aprovada unanimemente pelo Conselho de Administração e ratificada pela Assembleia Geral. Assim, Macau acolherá, pela quinta vez, este tipo de Encontro, depois das edições anteriores, realizadas nos anos de 1998, 2003, 2006, 2010.

Para mais informações, por favor contactar a Sra. Lei ou Sra. Fok pelo telefone (853) 8397 4325 ou pelo endereço electrónico prs.media@um.edu.mo ou visite o nosso site www.umac.mo.