Fonte : Gabinete do Secretário para os Transportes e Obras Públicas

Em 1 de Agosto, os deputados de Macau à Assembleia Popular Nacional, acompanhado pelo Secretário para os Transportes e Obras Públicas, Lau Si Io, visitaram o novo campus da Universidade de Macau, para se inteirar e saber mais pormenores da situação actual do novo complexo académico.

Vários deputados de Macau à Assembleia Popular Nacional consideram que o novo complexo académico possui uma certa envergadura, irá contribuir importante valor para formação de talentos em Macau, pondo em prática o desenvolvimento sustentável.

A partir de 20 de Julho o novo campus da Universidade de Macau ficou sob a jurisdição da Região Administrativa Especial de Macau.

Para se inteirar e saber mais pormenores da situação actual do novo complexo académico, os actuais deputados de Macau à Assembleia Popular Nacional: Lei Pui Lam, Ho Sut Heng, Paula Ling, Io Hong Meng, Kou Hoi In, Iong Weng Ian, Lok Po, Chui Sai Peng José, Leong Iok Wa, Ho Iat Seng, Lao Ngai Leong, os deputados de Macau do 11.o Assembleia Popular Nacional Lau Cheok Va, Chio Ngan Ieng e entre outros, acompanhado pelo Secretário para os Transportes e Obras Públicas, Lau Si Io, Chefe do Gabinete do Secretário para os Transportes e Obras Públicas, Wong Chan Tong, Presidente do Conselho da Universidade de Macau, Tse Chi Wai e o Reitor da Universidade de Macau, Wei Zhao, visitaram a biblioteca, sala de exposição sobre a história da Universidade, centro de intercâmbios culturais, edifício de administração central, pavilhão polidesportivo etc do novo campus.

Na apresentação do Secretário Lau Si Io, referiu que novo campus da Universidade de Macau em Hengqin é um importante empreendimento de modelo pioneiro com base do “Acordo-Quadro de Cooperação Guangdong-Macau”, no decurso da cooperação entre os serviços das duas partes, foram criadas novas ideias e medidas, aplicaram-se formas de funcionamento flexíveis, rápidas e eficazes, o que comprovou uma boa implementação de “Um País, dois sistemas” do “Acordo-Quadro de Cooperação Guangdong-Macau”.

Esses resultados contribuirá um bom exemplo e boas experiências para a implementação futura de outros empreendimentos.

Paralelamente o novo campus da Universidade de Macau produzirá importantes efeitos para a formação de talentos de Macau, promover o desenvolvimento sustentável a longo prazo de Macau e o seu desenvolvimento de economia diversificada.

Uma vez que o novo campus ainda está na fase de vistoria e recepção e as obras de remodelação posteriores, a curto prazo o novo campus ainda vai aplicar o modelo da gestão de estaleiro, só com os trabalhos de ajustamento, manutenção, vistoria, recepção e deslocação do todo novo campus estar concluída, é que procederá a sua abertura em geral. Em seguida, o Reitor Wei Zhao apresentou a distribuição em geral do novo campus e a nova situação dos seus equipamentos, bem como a futura política de ensino da Universidade de Macau.

A maior parte dos deputados de Macau à Assembleia Popular Nacional consideram que o novo campus possui uma certa envergadura, com a deslocação dos professores e alunos para Universidade de Macau, acreditam que irá inserir nova dinâmica para o desenvolvimento do ensino superior de Macau, optimizar o ensino superior, formação de talentos mais diversificados, para concretizar uma base mais sólida de desenvolvimento sustentável de Macau.

(Nota: os nomes correctos dos seguintes edifícios, nomeadamente, sala de exposição sobre a história da Universidade, centro de intercâmbios culturais, edifício de administração central e pavilhão polidesportivo, devem ser Galeria da Universidade, Aula Magna da Universidade, Edifício Administrativo e Complexo Desportivo da UM.)